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Micropolíticas no consumo digital da gravadora läjä records : Uma cartografia sobre o tosco (2020)

Dissertação de Mestrado em Processos e Manifestações Culturais Orientação: Sandra Portella Montardo

Luis Henrique Bottoni

RESUMO:

O tema da minha pesquisa são as formas de comunicação e consumo empregadas por atores sociais do universo do punk independente brasileiro, principalmente no meio digital. O ator escolhido para análise é Fábio Mozine e sua gravadora Läjä Records. A delimitação do tema se relaciona a como o consumo de produtos e mensagens da subcultura punk pode apresentar novas formas de resistência, principalmente no contexto digital. Escolhi a gravadora Läjä Records pelo fato de ela possuir grande relevância no contexto da subcultura em que me insiro e possuir uma loja online que comercializa diversos objetos, não apenas diretamente ligados à música, mas alinhados com um certo posicionamento político percebido. Essa ambivalência torna a Läjä um objeto interessante para análise. O problema da pesquisa é a busca por compreender como se articula uma ideia de resistência via discurso e estética no contexto digital de atores independentes. Sendo assim, o objetivo geral é analisar a produção e o consumo digital de discursos e produtos do punk nacional independente a partir do caso da gravadora independente Läjä Records. Minha primeira hipótese é a de que o consumo digital de estética da subcultura punk é um fenômeno social complexo e, portanto, ambivalente, podendo ser visto tanto como uma forma de diluição ideológica quanto como uma forma de resistência. A segunda hipótese é que as novas formas de consumo digital possuem poder de mobilização política, podendo ser vistas como práticas de resistência no contexto das micropolíticas do cotidiano. Trabalhos nesse sentido já foram realizados no âmbito dos estudos culturais, principalmente a partir dos anos 90 na Inglaterra, os quais deram gênese a estudos que relacionam fãs e ativismo. Existem também trabalhos que buscam situar os punks enquanto atores sociais ativos e sujeitos históricos relevantes para a política nacional, mas nenhum estudo anterior encontrado se propôs a analisar as questões apresentadas nesta pesquisa, muito menos em ambientes digitais. Outro aspecto que justifica a presente pesquisa é meu interesse pessoal enquanto pesquisador, por já ter feito parte de bandas punk, organizado shows e participado de processos e manifestações culturais relacionadas. Como metodologia escolhida para análise, desenvolvi uma cartografia do objeto, conforme proposto por Deleuze e Guattari (1995). Ao final da pesquisa, conclui que o sucesso da gravadora é diretamente ligado ao posicionamento político percebido pelos atores sociais envolvidos, este definido como “tosco”. Busquei desenhar um platô tosco, alegre, combativo e colaborativo.