RESUMO: Com a pandemia de coronavírus, muitas das atividades culturais que antes eram realizadas de
forma presencial precisaram se readequar a um cenário de incertezas e de isolamento social.
Práticas sociais e culturais utilizaram-se das tecnologias digitais e das plataformas para
continuar a desenvolver as atividades. Uma das ferramentas que passaram a ser mais utilizadas
neste período foram as transmissões ao vivo nas plataformas digitais. As práticas de leitura se
reestruturaram a partir desse contexto, e muitos criadores literários passaram a realizar clubes
de leitura com seus seguidores de forma remota. Essa remodelação de práticas culturais em
ambientes digitais é denominada de plataformização (POELL; NIEBORG; VAN DIJCK,
2020). As booktubers Juliana Cirqueira, Barbara Sá e Duda Menezes lançaram no decorrer
desse tempo uma proposta de leitura conjunta das obras do autor Stephen King junto às suas
comunidades. O projeto, posteriormente chamado de Clubinho do King, deu-se por
transmissões ao vivo alternadas nos canais do YouTube das três booktubers. No decurso da
iniciativa, já foram lidas oito obras completas do autor. O foco desta investigação são as quatro
primeiras leituras conjuntas que debatem os livros A Dança da Morte, Novembro de 63, O
Apanhador de Sonhos e Rose Madder. A presente pesquisa se propõe a compreender a
plataformização das práticas de leitura no YouTube por meio das leituras conjuntas do Clubinho
do King. Para isso, o estudo 1) explora o YouTube como plataforma digital que molda
atividades de leituras conjuntas; 2) identifica a relação da plataforma YouTube com a produção
de conteúdo nas transmissões ao vivo do Clubinho do King; e 3) contrasta o contexto
pandêmico com as escolhas das leituras conjuntas do Clubinho do King. A metodologia
empregada abrange: 1) a Análise de Conteúdo na perspectiva da análise da enunciação
(BARDIN, 2021), nas primeiras lives de A Dança da Morte e O Apanhador de Sonhos; 2) o
uso do instrumento de pesquisa questionário com as booktubers Barbara Sá e Juliana Cirqueira;
3) a categorização a partir do tensionamento dos conceitos de plataformas, plataformização,
plataformização da produção cultural, YouTube e de práticas de leitura; e 4) exploração do
objeto pelo viés do processo de plataformização. Os achados nos levam a crer que os aspectos
da plataformização de governança, infraestrutura e mercado influenciam diretamente na forma
como a prática vai acontecer, ser consumida e divulgada no YouTube. A governança do
YouTube, por meio de suas normas e políticas, determina como o produtor cultural e os usuários
devem se associar no ambiente digital. Tais disposições influenciam nas relações criadas e,
consequentemente, no estabelecimento de parcerias comerciais. A infraestrutura, outra
perspectiva estabelecida pela plataforma, indica os recursos disponíveis e aplicáveis ao trabalho
desenvolvido pelo produtor cultural. No Clubinho do King, os usos de hashtags, links de
direcionamentos, monetização, descrição de vídeo e a camada externa de plataformização das
booktubers sugerem a forma como a prática de leitura vai se desenvolver. Também impactam
nas práticas de leitura no Clubinho do King as qualidades sociais e humanas das influenciadoras
digitais, tais como o conhecimento de nicho, a identificação de tendências, a curadoria de
informação, a cocriação e a visibilidade que as criadoras possuem no ambiente plataformizado.