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Processos Criativos
Consumo Digital

COVID-19 e a Indústria Criativa do Rio Grande do Sul. Produção, Processos Criativos e Consumo Digital (2021)

PARTE 1 - Produção e processos criativos PARTE 2 - Consumo em plataformas digitais

Vanessa Valiatti, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Maurício Barth

[Release] Pesquisadores da Feevale lançam livro sobre impactos da pandemia na indústria criativa


Os resultados do mapeamento sobre os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na indústria criativa do Rio Grande do Sul, resultaram em um livro  lançado pela editora da Universidade Feevale. A publicação, que também contará com tiragem impressa, reúne 11 artigos científicos nas áreas de Moda, Música, Informática, Artesanato, Publicidade e Propaganda, Patrimônio e Artes e Consumo Digital. A organização foi realizada pelos professores Vanessa Valiati, Cristiano Max Pereira Pinheiro e Maurício Barth.

As produções acadêmicas são fruto de uma pesquisa científica feita no final do ano passado. Os resultados mostram como profissionais dos setores criativos do Estado se adaptaram frente às dificuldades impostas pelo coronavírus. Segundo o coordenador do Mestrado em Indústria Criativa, Cristiano Max Pereira Pinheiro, o e-book traz reflexões importantes sobre as novas rotinas que os trabalhadores dessas áreas precisaram se adentrar. “Após uma pesquisa de campo intensa, o livro digital conseguiu reunir um material teórico vasto que busca orientar a proposição de políticas públicas e soluções para os setores criativos afetados pelo vírus”, afirma.

Além de analisar a produção de profissionais das áreas criativas, o e-book também traz publicações sobre as mudanças no consumo digital ocasionadas pela pandemia. A professora do Mestrado em Indústria Criativa, Vanessa Valiati, explica que o isolamento social aumentou o interesse em plataformas de streaming e lives, que tiveram crescimento no número de acessos e assinaturas desde o ano passado. “A partir do mapeamento científico, podemos identificar como os gaúchos consumiram conteúdos audiovisuais, músicas, jogos digitais e lives nesse período de isolamento, que trouxe uma vida entre telas mais intensa”, destaca.

A pesquisa científica contou com docentes, mestrandos, graduandos e bolsistas da Feevale. O projeto também conta com financiamento da Fapergs (através do edital ARD/2019) e com o  apoio do governo estadual por meio do programa RS Criativo da Secretaria de Cultura do Estado.