Consumo digital
Performance
Twitch
Affordance
Interface.

CONSUMO DIGITAL COMO PERFORMANCE SOCIOTÉCNICA: Análise dos usos da plataforma de streaming de games Twitch (2017)

Revista Comunicação, Mídia e Consumo

Samyr Paz, Sandra Portella Montardo, Suely Fragoso e Mariana Amaro.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir as interrelações entre performance, consumo digital e condicionantes de interface na plataforma de streaming de games Twitch. Considerações teóricas sobre os três aspectos são comparadas às respostas obtidas através de um questionário online, respondido por 177 usuá- rios brasileiros do Twitch. Os resultados indicam que, a despeito da importância do aspecto de mídia social para o Twitch, as interfaces não facilitam a interação social. As relações hierárquicas implícitas entre os streamers e o público não resultam apenas da expertise dos primeiros. O consumo digital demanda que eles demonstrem outras habilidades, como a performance “entreter”. O próprio Twitch coloca desafios adicionais para os streamers e viewers, de ordem técnica e cognitiva, mas a base de usuários parece ser auto-motivada o suficiente para superar esses obstáculos do sistema.